Entrevista com Vera Masi, organizadora da Bijóias e da Bijóias Express

Vera Masi, organizadora da Bijóias e da Bijóias Express, fala para o portal Ramo Joalheiro um pouco sobre estes importantes eventos do ramo, fala da importância de se participar da feira, e dá dicas sobre as últimas tendências de bijuterias.

Ramo Joalheiro: Primeiramente, qual é a diferença entre a Bijóias e a Bijóias Express?

Vera Masi: Express, como a sua própria designação, é uma edição da BIJÓIAS (maior e mais expressivo evento profissional do setor de bijuterias, acessórios, jóias de prata, aço e folheados da América Latina) diferenciada das demais pela rapidez e velocidade com que acontece, satisfazendo às necessidades de um mercado que tem suas vendas impulsionadas pela emoção que os produtos despertam no consumidor.

Ramo Joalheiro: Em sua opinião, qual é a importância, para uma empresa, em participar da Bijóias?

Vera Masi: A Bijóias é a maior ferramenta para encurtar distâncias entre fabricante/designers e seu público, pois recebe compradores das mais diversas regiões do país e exterior. O evento também serve para projetar a marca no cenário da moda e dos negócios. Além disso, devido ao processo seletivo pelo qual as empresas passam antes de serem convidadas a expor no evento, onde a Masi & Associados avalia a criatividade, o design diferencial das peças e o tipo de trabalho; as empresas que participam da Bijóias são vistas com outros olhos pelo mercado, é como se elas tivessem passado no vestibular. Isso abre muitas portas e facilita a relação comercial entre expositores e comerciantes.

Ramo Joalheiro: E como um empresário faz para expor sua marca na Bijóias?

Vera Masi: A empresa precisa preencher uma ficha cadastral, enviar a documentação da empresa e amostras dos produtos que faz. O material é avaliado e analisado pela equipe e é dada preferência para os trabalhos diferenciados e inovadores, pois não queremos que a empresa seja mais um na relação de expositores da feira, mas que seja a empresa.

Ramo Joalheiro: Quando o assunto é bijuteria, quais são as últimas tendências?

Vera Masi: O acessório nunca esteve tão em alta. Ele tudo pode! Colares em cascata, braceletes imensos, brincos e anéis grandes dão o tom na temporada de moda. Vedetes da estação, as correntes aparecem em larguras e formas variadas, com pingentes poderosos. Tal e qual as argolas, que vieram para ficar. Muita mistura de pedras, metais niquelados, resinados... E nos tempos em que a sustentabilidade é palavra de ordem, destaque para o lançamento de uma coleção de biojóias, produtos ecologicamente corretos, que trazem sementes da Amazônia e madeiras reutilizadas.

Ramo Joalheiro: No mercado joalheiro, os homens, aos poucos, conquistaram seu espaço. Você acha que no mercado das bijuterias eles também conseguirão alcançar o mesmo espaço?

Vera Masi: Não acredito, pois as bijuterias e acessórios são muito femininos e dependem de habilidade manual que é um dom nato das mulheres, facilitando muito a criação das peças. Já no setor de jóias de prata, aço e folheados, os homens ganham disparados, pois dominam o processo de fabricação do começo ao fim, pois é um processo muito mais técnico do que criativo. Mas, tanto homens como mulheres, são criativos, mas cada qual de um jeito.

(Artigo de:
www.ramojoalheiro.com.br/entrevistas/interna.asp?cod=618)