Oiee

Oi!!!! Meu nome é Luana Coimbra e eu sou a dona da loja Portal Bijoux: a moda na sua mão. Aqui nesse blog, vocês vão encontrar:-As novidades-Notícias ( sobre bijuterias )-Passo a Passo-Dicas para quem quer começar-Dicas de lojas para a compra de miçangas-Dicas de vídeos sobre bijuterias no Youtube-News Video e muito mais!!Espero que gostem!!!!

Entrevista com Vivi Alves

Quem é Vivi Alves?

Sou mineira de Belo Horizonte, tenho 26 anos, atualmente moro em São Paulo - interior, grande admiradora de todas as formas de arte: poesia, música, dança, artes plásticas, teatro, e de forma muito especial sou apaixonada pela moda artesanal.
Tive meu primeiro contato com o artesanato aos 8 anos de idade, quando aprendi os pontos básicos do crochê e tricô com uma vizinha que fazia lindas toalhas de mesa. Eu amava o trabalho dela e ela me ensinou. Mas, despertei mesmo para o artesanato aos 15 anos quando comecei ajudar uma amiga protética a esculpir em cera peças fundidas em ouro ou prata para armação dentária, e tinha também alguns trabalhos feitos em resina. A partir disso comecei a pesquisar materiais diversos montar e vender bijuterias para minhas amigas.

Qual a sua formação profissional?

Tenho formação em decoração de interior, esse curso só contribuiu para que eu pudesse aprender a projetar meus trabalhos, procurar meios de execução e executar. Exemplo disso é que a minha primeira coleção de bijus tinha formas inspiradas em designer de móveis modernos.

Como, quando e porque você começou sua carreira de designer no segmento de bijuterias?

Comecei trabalhando em uma fábrica de bijuteria, na área de produção, em Belo Horizonte, em 2 messes passei a trabalhar no setor de criação da fábrica. Trabalhei um bom tempo nessa fábrica criando modelos para produção em grande escala. Porém, eu tinha necessidade de ir além dos limites que as peças de montagem impunham a minha criatividade, acreditei que o mercado pedia inovação. Então, comecei criando uma linha com meu próprio conceito.

Como você cria e desenvolve suas coleções e quais suas principais características? Quais materiais são utilizados e qual é seu público alvo?

A criação das peças começa com pesquisas da tendência de cada estação . Após essa pesquisa, são definidos: temas, cores, texturas, materiais e formas que serão usados na coleção.
As principais características do meu trabalho são: peças arrojadas e artesanais, estilo de vanguarda, valorização de materiais naturais como: pedras, sementes, madeira, madre pérola, pérolas, cristais, fios de metal, couro e palha. Procuro trabalhar com os melhores materiais que existem no mercado para garantir, além de beleza, qualidade.
Meu público alvo é consumidor de peças exclusivas e designer arrojado.
Atendo a boutique, consumidores finais, faço figurinos para bailarinas de dança do ventre, complementos de sapatos e roupas para festa e noivas.

Você participa de feiras e eventos do setor? Quais feiras? Qual é sua opinião sobre esses eventos?

Já participei de feiras sim, como expositora na Aljóias, e outras de consumidor final no Brasil e exterior através de meus representantes. Também procuro as feiras para ver novos trabalhos, palestras e tendências que estão no mercado.
Os eventos são importantes para divulgação do meu trabalho para informação sobre o que esta acontecendo no mundo da moda.

Qual a sua opinião sobre a moda e o design brasileiro? O que você acha que está faltando e deveria ser melhorado?

A moda Brasileira é rica culturalmente, acredito muito no trabalho do designer brasileiro, somos um povo criativo e temos elementos naturais e culturais nas nossas mãos para fazer trabalhos perfeitos. Falta investimento em cursos e especialização na área de jóias, bijuteria e moda de um moda geral, para diminuir os custos de profissionalização no setor, assim, mais profissionais poderão entrar no mercado. Falta conscientização dos profissionais em fazer uso correto dos elementos naturais que são usados na confecção dos produtos, respeitando os limites da natureza e usando insumos ecologicamente corretos. Falta também valorização da mão-de-obra do artesão.

Como você vê e se comporta com relação ao mercado consumidor de bijuterias? Comente um pouco sobre a competição, cópias etc.

Trabalhar com um produto artesanal hoje é sem dúvida um grande desafio, por que o produto artesanal tem características de produção, qualidade, conceito, diferente dos produtos industrializados que estão hoje em todas as esquinas. Vender um produto artesanal, não é simplesmente vender um produto, é vender uma idéia. O mercado tem espaço para todos que se propõem a fazer algo novo, pode até ser usada uma técnica que já existe, mas o trabalho só é competitivo se tiver algo diferente. Meu trabalho é acima de tudo uma realização pessoal e profissional, a realização financeira é conseqüência.

Planos para o futuro?

Muitos... estou começando a aumentar meus contatos com lojas que trabalhando com roupas de noiva e festa, estou criando uma coleção de tiaras para noivas e complementos para vestidos, estou criando figurinos exclusivos para dançarinas de dança do ventre: cinturão, bustos, gargantilhas, brincos, braceletes ... e, aumentar meus contatos com compradores de outros mercados como Europa.

Como você vê o trabalho do portal das jóias na internet?

Bem atual, dinâmico, rico em informação, abre portas para contatos, isso é de suma importância para os profissionais e todos interessados em saber mais a respeito do setor de jóias, bijuterias e moda.

( Artigo de :
http://www.portaldasjoias.com.br/index.php?Itemid=46&id=71&option=com_content&task=view)

News Video

Olá! O News Video de hoje fala que o mesmo vídeo que será postado no blog do ensaio fotográfico das nossas peças de bijuterias, será postado no Youtube.

Informaremos a data e a hora da postagem lá.

Façam comentários!!

Tinna investe na mescla de materiais

A marca de semi e biojoias Tinna lançaram brincos que farão jus à temporada das flores. Confeccionados em couro sobre a base banhada em ouro, são a cara da estação, sem ser literais demais. Os tons neutros do acessório permitem uma brincadeira com cores contrastantes do look. São uma graça! A marca é conhecida pela diversidade de matérias-primas que utiliza em suas produções, chamando a atenção pelo design rústico, delicado, feminino e sofisticado. Além das semijoias, que agradam desde as mulheres mais clássicas às mais modernas, a grife investe na linha de biojoias,feita de elementos vegetais mesclados a metais nobres. Todas as peças são artesanais e, claro, ecologicamente corretas.

( Artigo de :

www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~19770~n~tinna+investe+na+mescla+de+materiais.htm)

Novidades

A mais nova novidade da loja Portal Bijoux: a moda na sua mão é que não vão ser atualizadas as notícias diariamente com apenas uma notíca por dia.

À partir do dia 25 de maio, atualizaremos o blog diariamente com VÁRIAS notícias por dia!

Esperem só mais um pouquinho!!!

Entrevista com Sirlei Massoni

Entrevista com Sirlei Massoni

Conte-nos como e quando foi que você descobriu o mundo das bijuterias. Você é designer de bijuterias ou estilista de moda?

Sou designer de bijuterias. Considero-me autodidata, pois minha formação acadêmica é em Administração de Empresas. Tive meu primeiro contato com o tão fascinante mercado de bijuterias há seis anos, quando comecei a trabalhar como representante comercial de um fabricante de bijuterias de Caxias do Sul (RS). Durante 3 anos tive contato com diversos clientes, conheci suas expectativas, seus trabalhos e necessidades. Depois desse período, passei a acompanhar a produção das peças e a participar da compra dos materiais. Foi aí que me aprofundei no conhecimento das matérias-primas e da montagem das peças. Nesse contato com os fornecedores, também me aproximei das tendências do mercado. Em janeiro de 2002, montei, juntamente com meu marido e parceiro, Flávio Massoni, a Maria Santa Acessórios.

Como você elabora e confecciona suas peças?

Em primeiro lugar, definimos os temas a serem trabalhados dentro da tendência da estação. Em seguida iniciamos a pesquisa de quais materiais iremos trabalhar dentro de cada tema. Com os materiais em mãos, iniciamos a criação dos modelos, escolhemos as cores e os banhos e a coleção começa a ter vida.

Fale sobre a matéria-prima brasileira, no aspecto qualitativo.

Na confecção de nossas peças, utilizamos metais pretos, ouro velho e prata envelhecido, resinas em tons de pedras nobres, correntes, elos, contas, cordões e strass colorido. Basicamente utilizamos metais fundidos em Zamac, sendo que todos recebem acabamento em verniz, assim como as correntes em latão, o que aumenta a durabilidade de nossas peças. O strass utilizado é svarovski, de origem austríaca. Quanto às resinas, utilizamos diversos formatos, cores, padrões e acabamentos. A cada nova estação desenvolvemos, em parceria com nossos fornecedores, novos modelos de resina de acordo com as tendências em voga. Também procuramos materiais alternativos, como fios de seda, cerâmicas, madrepérolas e outros. A matéria-prima de origem nacional têm excelente qualidade, tanto que quase todo o material é brasileiro.

Você está cursando Moda e Estilo na Universidade de Caxias do Sul, fale um pouco do curso e quais suas expectativas com relação ao mercado atual.

De modo geral, os cursos de moda no Brasil enfatizam a área de vestuário, encarando os acessórios como um complemento da roupa. O que existem são cursos isolados de montagem de bijuterias. O que esperamos em relação ao curso é ter um maior embasamento nos produtos relacionados com moda, conhecer a história da moda, estudar comportamento, estudar o planejamento de uma coleção, aperfeiçoar o desenvolvimento de coleções, bem como, aprimorar a área de marketing, ainda assim me considero autodidata.

Na sua opinião a mulher brasileira acompanha a tendência da moda?

A mulher brasileira é bonita e vaidosa. Vivemos num país de clima tropical. As informações a respeito da moda estão transparentes e disponíveis a qualquer momento, seja pela internet ou pelas revistas especializadas. A televisão, através das novelas, também exerce forte influência no comportamento da brasileira. O que dificulta o acompanhamento das tendências da moda é o baixo poder aquisitivo em que se encontra grande parte da população do país no momento. Entra o efeito substituição, produtos mais baratos de menor qualidade e design duvidoso ao invés daqueles produtos que tem pesquisa e tendência no seu preço de venda. De uma forma geral, considero a mulher brasileira antenada com a moda.

Qual a tendência primavera/verão 2003/2004 para acessórios e bijuterias?

O grande hit da estação são as flores. Tanto de biscuí, tecido, seda, resinas, strass com montagens especiais. Os banhos são claros como a prata oxi e níquel. As cores predominantes são o rosa, o branco e o azul, sem esquecer do verde, vermelho, amarelo e laranja. Esses dois últimos, dentro das cores cítricas. Na Maria Santa optamos por um design mais clean para a primavera-verão, introduzindo alguns elementos do outono-inverno 2004, como o preto absoluto, as pérolas e os tons naturais. Dentro dessa tendência, denominamos a coleção da Maria Santa para a primavera-verão como "Flores do Desejo".

Qual a importância da participação de empresários e profissionais do setor em feiras nacionais? E nas Internacionais?

As feiras, tanto nacionais quanto internacionais, são a melhor opção para podermos nos aproximar dos nossos clientes, abrir clientes novos, ter uma relação mais estreita com os pontos de venda, conhecer melhor suas necessidades. A importância para os profissionais é vital.
A partir do momento em que iniciamos nossa participação em feiras, começamos a expandir nossos negócios, inclusive para fora do país. Na verdade trata-se de uma vitrine para que a empresa mostre sua cara e seu produto.

Que conselho você daria ao profissional que está ingressando no segmento de moda e design?

Escolha um foco específico. Algum nicho de mercado que tenha valor agregado. Fuja dos commodities. Aprenda a observar a Natureza, o comportamento das pessoas e esteja preparado para um mercado hiper competitivo.

( Artigo de :

www.portaldasjoias.com.br/Dezembro_03/Entrevista/entrevista.htm )



Passo a Passo : ... Pulseira!!!

Vamos fazer um Passo a Passo?? Mas dessa vez é de pulseira!!!

1º Passo:
Separe um fio de silicone com 1 metro e meio e coloque 4 sementinhas.

2º Passo:

Passe uma das pontas do fio dentro da última semente e aperte até encontrar com as outras 3 abaixo.

3º Passo:

A partir daqui coloque de um lado 1 e do outro lado 2.

4º Passo:

Agora pegue o fio do lado que colocou 1 semente e passe por dentro da última semente do lado que ficou com 2 sementes.

5º Passo:

Puxe o fio para que elas se juntem novamente.

6º Passo:
Repita esse processo por mais 8 vezes.

7º Passo:

Desta vez, será a 9ª carreira, coloque três sementes de um lado só e passe o fio que não tem semente nenhuma dentro da última semente do outro lado.

8º Passo:

Nesta foto vc verá como teria que ficar, com os fios pro lado do trabalho, para darmos início a próxima carreira.

9º Passo:
Agora, coloque no fio de cima, 2 sementes e no debaixo 1 semente, e para unir as 3, passe o fio da que tem 2 sementes por dentro da semente que ficou sozinha logo abaixo.

10º Passo:

Agora pegue o fio que ficou sobrando ao lado da semente e passe por dentro dela, para dar início a outra carreira.

11º Passo:

A partir daqui trabalharemos com 2 sementes, uma em cada fio, sempre passando o fio de cima pode dentro da semente do fio debaixo.

12º Passo:

Nesta foto mostra a união das duas sementes. Não esqueça que toda vez que fizer isso, terá que passar o fio que sobrou ao lado da semente por dentro dela pra dar início a outra carreira, senão não dá certo.

13º Passo:
Finalização do trançado.

14º Passo:

Nesta parte vamos fazer o acabamento. Coloque uma semente de cada lado do fio, passe o fio de fora dentro de uma das sementes lá da outra ponta, onde iniciou o trababalho e este mesmo fio dentro da semente que ficou no fio sozinho.

15º Passo:

Repita o procedimento até terminar a peça e dê um nó embutindo.

16º Passo:

Pulseira acabada

( Artigo de :

www.portaldasjoias.com.br/Outubro_04/passo_jarina/passo_jarina.htm )

Gostou? Quer mais dicas e Passo a Passo? Mande um e-mail para:

portalbijoux@hotmail.com

Presentear com folheados exige atenção ao estilo da pessoa

As festas de fim de ano já estão próximas e com elas, as inevitáveis compras de presentes. Mesmo antes do dia 25, as festas empresarias, com seus amigos ocultos, já agitam o mês e muitos ficam em dúvida o que comprar para os amigos e familiares. Uma boa escolha para as mulheres são as peças folheadas: colares, brincos, pulseiras e anéis sempre são boas opções.

A escolha, no entanto, dever ser pautada na personalidade da pessoa a ser presenteada. Não adianta comprar um brinco grande para uma pessoa que não gosta de se expor. Isso é importante na hora de acertar o presente, comenta José Aparecido Franco, proprietário da OMY Folheados.

( Artigo de :

www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~20113~n~presentear+com+folheados+exige+atencao+ao+estilo

+da+pessoa.htm )

Izabel Goulart quer lançar marca de acessórios!

Izabel Goulart não tem do que reclamar: foi angel da Victoria’s Secret – ela ainda desfila pra marca, mas não tem mais contrato de exclusividade – faz parte do dream team doMonange Dream Fashion Tour e deve estar nesse momento fotografando a campanha daH&Mno continente africano. Como dá pra perceber ela vive viajando e ela conta que, entre um check in e outro, anda fazendo brincos de artesanato. “Comecei a fazer brincos durante as viagens, porque já não tinha mais livros pra ler nem DVDs pra assistir. Aí as amigas começaram a gostar e a pedir também – já estou pensando em começar minha marca de acessórios, e acho que isso não vai demorar pra acontecer!”. Na foto Blog LP te mostra uma das peças feitas por ela, cheia de penas e couro – daquele tipo que a gente encontra em feirinhas e cidades de praia – que ela usa numa orelha só. Isso é que aproveitar bem o ócio! E aí, você compraria um brinco da Izabel?

( Artigo de :

msn.lilianpacce.com.br/home/izabel-goulart-faz-brincos/ )

Bijuterias com Classe, Exclusividade, Beleza e Bom Gosto!

Peças exclusivas, elaboradas com cristais, muranos, pedras, ossos e outras infinidades de materiais transformam-se em verdadeiros trajes de bom gosto, quando combinadas com um colar ou brinco certo
Em Campinas – SP, já existe uma charmosa loja, situada num dos mais elegantes bairros da cidade, onde oferece gratuitamente orientações de como valorizar sua roupa utilizando acessórios.
As orientações são fornecidas exclusivamente pela designer da grife Di Cartaghi Accessori di Moda, com hora marcada através do Fone: (19) 3295-9653.
Além das bijuterias, xales lindíssimos em todas as cores (com franjas colocadas a mão), fazem parte da coleção, complementando com exclusividade e beleza as peças da grife.
A Di Cartaghi também inovou na linha exótica para o dia-a-dia, desenhada para mulheres que conquistaram seu espaço.

( Artigo de :

www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~12876~n~bijuterias+com+classe+exclusividade+beleza+e+bom

+gosto.htm )

Marcas de acessórios estarão no Paraná Business Collection

A 4ª edição do Paraná Business Collection marca uma importante trajetória para os negócios na área de acessórios de moda. Pela primeira vez, o evento abre espaço no Show Room de Negócios para as marcas de acessórios, como lançamentos em semijoias, bijuterias, bolsas, calçados, echarpes, chapéus, etc.

Este significante segmento de mercado vem crescendo em conjunto com a indústria de confecção a cada ano. Eles são importantes componentes de um look, sendo que da mesma forma que a moda de roupas evolui, os acessórios acompanham. Por isso, existe um trabalho enorme de estilistas e designers por traz deste segmento. No Paraná, há uma gama de marcas de acessórios que trabalham com produtos de qualidade e exclusividade que prometem encher os olhos de muitos visitantes do 4° PBC. Um dos objetivos desta ação é valorizar ainda mais este segmento e fazer com que ganhe mais visibilidade no estado.

( Artigo de :

www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~20247~n~marcas+de+acessorios+estarao+no+parana+business

+collection.htm )

Aprenda a usar corretamente os acessórios

Se você é do tipo de pessoa que está sempre com dúvida na hora de comprar um acessório e não sabe com qual estilo, formato ou tamanho de brinco, anel ou colar fica melhor no seu porte físico, aí vão algumas dicas imperdíveis para você ficar ainda mais bonita na hora de sair de casa e não errar na hora da escolha.


Um par de brincos, por exemplo, é um acessório indispensável para toda e qualquer mulher. O modelo certo deve combinar perfeitamente com o traje a ser vestido e o segredo básico para esse acessório é escolher aquele que favoreça diretamente o formato do rosto, pescoço, orelhas e corte de cabelo.

- Os brincos do tipo botão tendem a enfatizar o nariz e o queixo, por isso quem tem uma dessas partes do rosto em tamanho mais elevado melhor passar bem longe desse modelo de brinco.

- Já os brincos dourados, por exemplo, podem ser usados por qualquer tipo de pessoa, pois este combina com vários tons de pele.

- Brincos prateados foscos tendem a combinar somente com pessoas morenas, acastanhadas e negras.

- Brincos longos ajudam a alongar visualmente o rosto e tendem a desfavorecer as mulheres quem possuem roto mais comprido. Podem combinar com vários tipos de golas e decotes como, por exemplo: decote V, redondo, de um ombro só, tomara que caia e golas pólo.

-Brincos em ouro brilhante ou de pérola são adequados para produções mais sociais e elegantes.

- Os de argola que são muito usados pelas mulheres combinam com todos os formatos de rosto, mas devem ser usados com looks mais esportivos.

( artigo de: www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~18564~n~bijuterias+e+joias+para+cada+tipo

+de+pessoa.htm)

Dicas de Lojas para compra de miçangas

Agora vamos dar dicas de loja muito boas e com muitas opções de miçangas para você que está começando:

- Club da Miçanga

- Cia (Companhia) da Montagem


- Lu-Bijou

OBS - A cada edição desse post, iremos dizer 3 lojas para a compra de miçangas.